08 de maio de 2025

A Praia de Jurerê, no norte da ilha onde fica Florianópolis, vive uma onda de mudanças como há muito tempo não se via. Por ali fica Jurerê In (antes chamado de Internacional), um bairro planejado pela incorporadora gaúcha Habitasul numa área de 500 hectares. Desde a entrega das primeiras casas, em 1980, o local virou um dos principais destinos de lazer de famílias de altíssimo padrão no Brasil.
Em boa medida o apelo vem da ótima estrutura do bairro. Num país incapaz de construir redes de esgoto para sua população, os moradores de Jurerê contam com um sistema de saneamento tratado pela própria Habitasul. Todas as ruas do bairro têm asfalto e é raro ver o emaranhado de fios que enfeiam postes Brasil afora. A violência urbana é praticamente inexistente, graças a um circuito de mais de 100 câmeras de segurança instaladas em ruas e pontos de encontro.
Não à toa o bairro é tão valorizado. O valor do metro quadrado das residências com vista para o mar costuma superar os 20.000 reais em Jurerê. Nas últimas duas décadas, o local ganhou projeção nacional por sediar alguns dos beach clubs mais seletos do país. Esses bares à beira-mar ganharam manchetes com extravagâncias como um serviço de banho de champanhe ou combos de bebidas refinadas cujo preço não raro chega às dezenas de milhares de reais.
Agora, a fórmula de sucesso de Jurerê está passando por uma das transições mais relevantes em 45 anos. O verão passado foi o primeiro após o alargamento da faixa de areia. O avanço do mar sobre zonas de restinga havia restringido a menos de 10 metros a área para banhistas em alguns pontos. Agora, os 3,3 quilômetros de praia têm em média 40 metros de largura. É o suficiente para instalar guarda-sóis, barracas e toda sorte de apetrechos para curtir o sol com segurança.
Metros para dentro da orla também apresentam novidades. Tido como o primeiro shopping center a céu aberto do sul do Brasil desde a sua abertura, em 1995, o Jurerê Open Shopping ganhou uma praça de alimentação justamente numa das saídas da praia, a poucos metros do Il Campanario, resort de luxo administrado pela Habitasul. O espaço atraiu marcas com apelo ao estilo de vida saudável, como a rede de açaí Oakberry e a de cafeterias Café Cultura. A praça tem ainda um anfiteatro onde volta e meia tocam alguns dos principais artistas com passagem por Florianópolis.
Nos próximos meses, o local deve ganhar um prédio de até 15 andares com espaços comerciais. A ideia é trazer startups interessadas em atrair talentos com a proximidade do mar. Até 2028, o valor geral de vendas (VGV) dos empreendimentos previstos para o bairro devem somar 5,5 bilhões de reais. “Estamos numa fase de mudanças em Jurerê”, diz José Mateus, diretor de negócios da Habitasul desde 2019.